Sunday, May 06, 2007

O Manual do Perfeito Idiota Latino-americano/ Guide to the Perfect Latin American Idiot



Aproveitando a grande chance que a Veja dessa semana me dá com a republicação de um artigo de Álvaro Vargas Llosa (diretor do Centro para a Prosperidade Global do Instituto Independente), que foi publicado originalmente no Foreign Policy nº 160, aproveito para citar - e claro, recomendar! - esse, que se não fosse sério (e trágico), seria um dos maiores clássicos da comédia mundial.




“Nos dias de hoje, as crises que se sucedem em vários países da América Latina dão novo alento aos “idiotas” que reacendendo velhos e desmoralizados “slogans” estão levando vários países a reafirmar seu compromisso com o atraso, elegendo demagogos e populistas, tentando buscar alhures as justificativas para as erros, dificuldades e carências internas. Como nossos “hermanos” argentinos que se queixam do FMI e parecem esquecer que grande parte de sua dívida externa foi feita para comprar armas destinadas à malograda aventura nas Malvinas”
(Raymundo Negrão Torres)


“O idiota de esquerda não adquiriu uma consciência individual; afinal, ele faz parte da massa bovina. Se importar apenas com a sua própria vida lhe causa sofrimento. Seu espírito, definitivamente, não evoluiu.

Reparem que todo idiota de esquerda tem o seu espírito parecido com um professor, pequeno, barbudinho, mirrado, de uns setenta anos, que entra na sala e escreve no quadro: abaixo os homens brancos, católicos, capitalistas e ocidentais; eles nos dominam com a sua cultura opressiva.

Logo depois o mesmo idiota grita com força, quase implorando (na mão esquerda um livro do Emir Sader ou do “Frei” Leonardo Boff, a escolha é livre): “Nós somos pobres porque eles são ricos e vice-versa! Eles ganham e nós sempre perdemos! Abaixo a exploração de que somos vítimas por parte dos países ricos do planeta!”.

Reparem que o chavão é tão abstrato e sem sentido, que é de causar náuseas a qualquer ser intelectualmente honesto.

Ora bolas, afinal, quem são eles? Os ingleses? Os judeus? Os “malditos” ianques? Os empresários? Os capitalistas? Os jogadores de videogame? Os jornalistas esportivos? Os donos de padaria? Os jogadores de futebol do Real Madrid? Os atores da globo? Os...”
Sydnei Vida

No comments: