Thursday, May 10, 2007

Idiotas úteis



Diz a lenda que Lênin usava tal expressão para se referir àqueles que, no ocidente capitalista e democrático, eram manipulados e cooptados pelos agentes comunistas infiltrados em todas as esferas da sociedade (ver Gramsci e revolução cultural), e que em nome de sua utopia e de seus sonhos juvenis acabavam por ser usados em atividades que iam contra seus próprios interesses e que só traziam benefícios aos soviéticos.

O termo “idiotas úteis” é bem óbvio e dispensa maiores explicações. Já uma pequeno comentário quanto à sua natureza se faz necessário. Como se vê no blog O TRIUNFO DOS PORCOS (‘A Revolução do Bichos’ no Brasil):

“Não se pode confundir um “idiota útil” com um traidor. Embora o “idiota útil” acabe por trair o seu país, não o faz por cálculo racional. É uma simples ovelha que acredita que está a salvar o mundo. Vai para onde a conduzem e repete os estribilhos que lhe ensinam, tal como as estúpidas e crédulas ovelhas do “Animal Farm”, de Orwell.”

Com esse detalhe esclarecido, e com a diferença entre os ‘agentes revolucionários’ e ‘idiotas úteis’ mais bem delineada, já é possível continuar.
Com o esfacelamento da URSS e a queda do muro de Berlin, os órfãos de Stálin, Mao, Pol Pot, Ceausescu e etc. ficaram desamparados, só tendo o “paraíso cubano” (uma espécie de Disneylândia da esquerda, onde Gabriel García Marques e outros ‘intelequituais’ da causa costumam ir em busca de recompensas por serviços prestados – no caso deste escritor isso geralmente se resume a ir atrás de prazeres mundanos oferecidos pelo El Comandante) e a miserável Coréia do Norte para continuar alimentando suas crenças infantis num paraíso kantiano.

Órfãos e desiludidos com o vácuo deixado pela queda do império, do muro e de seus sonhos, tudo o que lhes restou foi a campanha de desinformação e doutrinação perpetrada pelos “agentes de influência” e “agentes revolucionários”, coisa que pode ser vista até hoje nas faculdades do mundo inteiro – o que explica como teorias tão estúpidas como as que dão base ao e da esquerda dominaram o pensamento das massas formando legiões de idiotas úteis, que são capazes de defender tudo o que existe de pior – desde a “revolução bolivariana” e regimes islâmicos teocráticos, até terroristas como Hamas, Hezbollah e Al-Qaeda. Mas isso, claro!, desde que seja contra o imperialismo ianque.
_____________________________________

2 comments:

Anonymous said...

"...os órfãos de Stálin, Mao, Pol Pot, Ceausescu E etc." Esse tal de "etc" era ditador de qual país mesmo?

Anonymous said...

Vá a merda marginal!