Wednesday, May 23, 2007

A força de paz da ONU vende armas. Ouro é a moeda

da vejaonline.abril.com.br


Tropas paquistanesas que integram a missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) na República Democrática do Congo venderam e trocaram suas armas aos grupos rebeldes que deveriam desarmar. De acordo com reportagem divulgada nesta quarta-feira pela rede britânica BBC, os soldados da tropa de paz negociaram as armas e conseguiram ouro em troca - os militares patrulhavam uma região próxima às minas de Mongbwalu, nordeste do país.

As milícias que obtiveram as armas nas transações com as forças da ONU foram responsáveis pelos mais graves abusos e atrocidades da longa guerra civil do país. As negociações ocorreram até 2005. De acordo com a BBC, uma equipe de investigação enviada ao país pela cúpula das Nações Unidas foi ameaçada e não conseguiu apurar se as trocas de armas por ouro realmente ocorreram. O relatório da equipe foi cancelado para não prejudicar a missão.

A BBC informa que os paquistaneses que participaram das trocas foram bem recebidos na região, palco de violentos conflitos entre os grupos étnicos Lendu e Hema. Mas as tropas logo se interessaram mais pela riqueza das minas de ouro da região do que pela sua pacificação. De acordo com Liki Likambo, líder da mineração no local, os paquistaneses começaram a negociar o ouro e logo estavam acertando as transações diretamente com as milícias mais perigosas.

No comments: