Thursday, December 08, 2011

Aplausos para ONGs

Presidente do "Viva Rio": que tal assumir de vez o nome "Viva Bandido"?

por Peter Hof em 15 de fevereiro de 2007


Resumo: Qual seria a reação do Viva Rio se em vez do menino João Hélio a vítima fosse um "di menor", armado, que tivesse sido morto a tiros ao invadir uma residência?

© 2007 MidiaSemMascara.org


Qualquer pessoa de bom senso, que leia quotidianamente os jornais, certamente já terá observado a relação, para se dizer no mínimo estranha, entre ONGs como a Viva Rio, do Rio de Janeiro, e a Sou da Paz, de São Paulo, e as forças da marginalidade que atormentam a vida do cidadão de bem. Essas instituições vivem às custas de gordas contribuições de governos estrangeiros - a Viva Rio recebe, de acordo com o Embaixador Inglês em Brasília, 2,5 milhões de reais por ano, fora as doações de fundações estrangeiras como a Soros, Ford e Rockfeller.

A coisa chega a tal ponto que por ocasião do Referendo sobre o Comércio de Armas, de outubro de 2005, a Justiça Eleitoral proibiu que essas duas ONGs se envolvessem nas campanhas, que antecederam o referendo, devido às suas relações com entidades de outros países. E a coisa não fica por aí: as arcas do Tesouro Nacional despejam, sem nenhum tipo de controle, imensas somas de dinheiro para essas ONGs. Sempre é bom lembrar que essa dinheirama tem origem na carga tributária de quase 40% que a população brasileira, exaurida, carrega nos ombros.

Para exemplificar o que está escrito acima pincei quatro exemplos recentes:
Caso 1: Os leitores deste Mídia Sem Máscara, que também me honram com sua leitura, devem estar lembrados de um artigo intitulado " E agora, senhor Rubem César Fernandes?" em que eu manifestava minha indignação pela apaixonada defesa que o senhor Fernandes, dirigente da ONG Viva Rio, fazia do dirigente comunitário William de Oliveira. Oliveira, dirigente comunitário na favela da Rocinha, Rio de Janeiro, e protegé do senhor Fernandes, estava atolado em acusações de ligações espúrias com o tráfico que domina aquela favela.

Indignado com a "injusta perseguição" que a polícia vinha fazendo a um inocente dirigente comunitário, o sociólogo (Deus deu cangurus para a Austrália e sociólogos para o Brasil) Rubem César saiu-se com esta cândida explicação sobre as mentiras do dirigente comunitário à polícia, publicada no jornal O Globo de 5/3/05: "Mentira não chega a ser crime". E a turma da patifaria resolveu levar a sério e ampliar o âmbito da declaração do doutor Fernandes: acrescentaram que também não chega a ser crime receber dinheiro para votar matérias de interesse do governo no caso do mensalão que, por extensão, também não chega a ser crime receber propina em negociatas com ambulâncias. Não chega a ser crime receber veículos Land-Rover de fornecedores do governo. E comprar dossiês falsos sobre candidatos da oposição? Crime? Nem pensar, quando muito é um escorregão de bem intencionados aloprados. Como se viu, "bons exemplos" são facilmente absorvidos por uma significativa parcela da população...
Para azar do sociólogo e do líder comunitário, o jornal O Dia - que pelo visto não concordava com o final que queriam dar à história - publicou uma série de cinco arrasadoras reportagens mostrando que acobertar roubo de armas do Exército e entregar aos traficantes rádios de comunicação comprados pela associação comunitária (muito provavelmente com dinheiro doado pelo Viva Rio), podiam ser considerados "apenas" como "pequenos desvios de conduta" só para o pessoal do Viva Rio, o que resultou na prisão de William de Oliveira.

Caso 2: Ano passado, admitam ou não as "autoridades competentes", o crime organizado efetuou uma verdadeira ação de guerrilha urbana em São Paulo. Um grande número de policiais civis, PMs e até bombeiros foram cruelmente chacinados no decorrer de poucas horas. Alguém viu ou leu alguma declaração do Sou da Paz condenando a chacina de agentes da lei? Se alguém leu por favor me escreva. Agora, bastou a polícia começar a responder ao ataque e matar alguns bandidos para que todo mundo caísse de pau nas "desumanidades" cometidas pela polícia. Não se trata aqui de negar a existência de exageros por parte de alguns maus policiais, ações essas que devem ser severamente punidas. O que não se pode aceitar é a forma como as coisas foram colocadas por uma parte da imprensa. Só faltaram dizer que um grupo de pobres desafortunados, vítimas de uma sociedade cruel e excludente, foi barbaramente trucidado por infames policiais.

Caso três: Em 8/10/2006 uma viúva de 67 anos, moradora no bairro do Flamengo, Rio, cansada de ser ameaçada por ladrões, deu um tiro em um vagabundo que tentava assaltá-la. O mundo quase veio abaixo. Um integrante do Viva Rio declarou que ela merecia apodrecer na cadeia; o senhor Antonio Rangel Bandeira, outro "especialista" do Viva Rio ouvido pelo jornal O Globo - para esse jornal, "especialista" é qualquer pessoa de uma ONG contrária ao direito de autodefesa - criticou o fato de um juiz ter soltado a viúva. Suas palavras publicadas no jornal da Família Marinho: - "A gente fica com pena, mas leis devem ser cumpridas". Pablo Dreyfus, também do sempre presente Viva Rio, declarou que o caso abre um precedente perigoso quando se solta alguém que infringe a lei, embora o tenha feito em defesa da própria vida. Para o senhor Dreyfus e o senhor Bandeira a única lei por eles aceita é da total submissão dos cidadãos de bem aos desmandos da bandidagem.

Caso quatro: O Rio de Janeiro e o Brasil assistiram horrorizados a um ato de barbárie que nem os carrascos nazistas, os mais insensíveis dos seres humanos, seriam capazes de perpetrar: uma criança de seis anos foi arrastada por mais de sete quilômetros por um carro dirigido por marginais. Um policial que chegou ao local contou que chorou ao ver o estado do corpo da criança, completamente dilacerado e não conseguiu transmitir pelo rádio a mensagem. A revolta atingiu níveis nunca vistos neste desgraçado país. O jornal O Globo recebeu em 12 horas mais de 2.500 e-mails de cidadãos revoltados contra um ato que ultrapassa todos os limites até então imaginados da selvageria. Entre essas milhares de manifestações, pincei uma do leitor Jader
Neiva Mello, publicada em 10/2/2007:

"Até agora não vi, ouvi nem li notícia que algum órgão de direitos humanos tenha ido prestar solidariedade à família do menino João. Porém já li sobre a preocupação da ONG Viva Rio para com os bandidos. É sempre assim: vamos defender os facínoras".

Tem toda a razão o referido leitor. Vejam o que declarou o amigo do marginal William de Oliveira, o sociólogo (lembram-se da história da Austrália e dos cangurus?) e dirigente do Viva Rio sobre o caso, em entrevista ao Globo (sempre ele...):

"É uma coisa sem nome, totalmente insuportável. As pessoas de meu trabalho comentaram o assunto durante todo o dia. A violência chegou ao limite da insensibilidade. O perigo é a sociedade entrar nesse clima de violência, ser dragada (sic) por esse sentimento e querer fazer justiça com as próprias mãos".

Perceberam qual a maior preocupação do sociólogo Fernandes? É de a sociedade chegar ao limite da paciência e da capacidade de suportar os golpes que leva diariamente, de ver corrupção e desvio do dinheiro que deveria ser investido em sua segurança parar nos bolsos de mensaleiros e sanguessugas e resolver fazer justiça com as próprias mãos! Para os membros do Viva Rio o que importa é que, acima de tudo, animais que executam mulheres nas ruas, que incendeiam famílias inteiras dentro de carros, que praticam tiro ao alvo em policiais e extorquem e aterrorizam toda uma sociedade, tenham seus direitos humanos respeitados. Será que para variar um pouco, e talvez conseguir mais verbas de fundações e governos estrangeiros, o Viva Rio não pode mudar a cantilena e se preocupar também com os direitos humanos das vítimas? Eles podem começar dando assistência à família de Rônei Cândido Resende, 32 anos, escrivão da Polícia Federal, que em 11/2/2007, ao ser descoberto que era policial foi executado com 9 tiros de fuzil, seu corpo foi colocado na mala de seu próprio carro que foi incendiado pelos perpetrantes, um grupo de vítimas da exclusão social.

Não lembro de ter visto durante toda minha vida uma manifestação de solidariedade e indignação como agora no caso do menino João Hélio. Reunidos na mesma dor e na mesma revolta lá estavam o Governo do Estado, o Governo da Cidade, A Cúria Metropolitana, a Sociedade de Pediatria do Rio de Janeiro, comerciantes como a Confeitaria Colombo que distribuiu fitas pretas aos clientes e pilotos de asa-delta. O site Orkut reuniu 22.255 membros protestando contra o fato. Até mesmo uma escola de samba pretende fazer uma homenagem a João Hélio no desfile de carnaval. Tudo isto não foi suficiente para fazer com que um membro sequer do Viva Rio juntasse sua voz à de milhares de pessoas em uma das raras e contundentes manifestações de uma sociedade entorpecida pela violência que a tem afligido por décadas.

Deixo aos leitores uma pergunta: Qual o ilustre leitor (a) acredita que seria a reação do Viva Rio se em vez do menino João Hélio a vítima fosse um "di menor", armado, que tivesse sido morto a tiros ao invadir uma residência?

O leitor que teve a paciência de ler este texto até aqui deve estar se perguntando a razão para o título desse artigo: Viva quem? Creio que a melhor reposta está contida na carta do leitor Rodrigo Dardeau Vieira, publicada no Globo de 12/10/2006, comentando o caso da idosa que atirou no bandido:

"Quer dizer então que a turma do Viva Rio revogou o direito de legítima defesa, quer a prisão daquela senhora que reagiu a um assalto e a considera uma ameaça à sociedade? Diante disso, proponho a imediata mudança de nome da referida ONG para VIVA BANDIDO! Fica bem mais de acordo".

Ah, a velha, mas sempre bela sabedoria popular!

1 comment:

Anonymous said...

Incrivel texto...da pena morar nesse país.

Abraços