Wednesday, July 04, 2007

Mitos e Fatos - A verdade sobre o conflito árabe-israelense

Em 1957, Si Kenen começou a escrever e editar um boletim de notícias – Near East Report – para informar o público sobre os acontecimentos relacionados ao Oriente Médio. Grande parte daquilo que publicou era conhecido, mas ele sentiu necessidade de esclarecer ainda mais os leitores sobre o conflito árabe-israelense, com a finalidade de desfazer alguns mitos fabricados por aqueles que pretendiam reescrever a História com o objetivo de acomodá-la aos seus propósitos. Com esse objetivo, o Near East Report passou a divulgar pesquisas especiais a respeito dos temas pertinentes. Gradualmente, essas análises ganharam a dimensão de um livro intitulado Mitos e Fatos.

Os mitos sobre o Oriente Médio não se originaram na década de 1950 nem deixaram de ser divulgados. Os acontecimentos tumultuosos da região parecem estar invariavelmente acompanhados de toda sorte de novas distorções dos fatos relacionados ao conflito árabe-israelense. Com a permissão do Near East Research (Centro de Pesquisas do Oriente Próximo) e atendendo a numerosos apelos, a Organização de Cooperação EUA-Israel (AICE – American Israeli Cooperative Enterprise) produziu uma versão atualizada desse texto clássico, cuja vantagem, com sua versão de apoio online na internet, é estar conectada via hiperlinks à vasta rede de recursos disponíveis em nossa Biblioteca Virtual Judaica e ser atualizada com os novos acontecimentos.

A resposta à nossa versão eletrônica tem sido fantástica e as pessoas passaram a solicitar exemplares impressos do texto; conseqüentemente, publicamos este livro como uma referência rápida e fácil. Recomendo que você adquira uma cópia para ter em mãos quando não puder ter à disposição o acesso online. Novos mitos que surgem após cada publicação do livro serão incorporados imediatamente, com os fatos correspondentes no site:

http://www.jewishvirtuallibrary.org/


“A verdade”, afirmou Lord Acton, “é o único mérito que dá dignidade e valor à História”. As páginas que se seguem apresentam a verdade sobre o conflito árabe-israelense.

Esta é a melhor arma que temos contra os divulgadores de mentiras.

Mitchell G. Bard
Dezembro de 2002


http://www.uploading.com/files/1RAGYQGM/mitos_verdades_israel_palestina.pdf.html - Versão em português do Mitos e Fatos (download)
http://www.megaupload.com/?d=7VPFFRID - Versão em português do Mitos e Fatos (download)

No comments: